segunda-feira, maio 16, 2005


Avião espanhol C-295 escolhido em vez do C-27J

C-295 escolhido sobre o C-27J?

Nem a propósito, igualmente interessante a escolha – ao que tudo indica - do avião franco-espanhol, sobre a opção italo-americana do Lockeed Alenia C-27J.

Trata-se de longe, da pior escolha. O C-295 é um avião civil, que, por ter uma porta traseira (exigência dos militares) pode ser utilizado com fins militares. É extremamente frágil, porque foi feito com os materiais mais leves que é possível, de forma a poupar no combustível.

A sua escolha só pode ser decorrente de pressões políticas, ou de contra-partidas, que esperemos o Ministério da Defesa explique muito bem explicadas.

Os próprios AVIOCAR que agora vão ser substituídos, foram comprados para a guerra em África, tendo o conflito acabado antes que pudessem ser colocados ao serviço. A Força Aérea anda há trinta anos, a utilizar o AVIOCAR, porque não tem outro avião. Seria péssimo, que para substituir uma má compra, se escolhesse outra, que peca pela inferior qualidade (em termos comparativos), e que pode resultar noutro disparate.

A comparação entre os dois aviões:

http://www.areamilitar.net/opiniao/C27JxC295.asp

2 Comentários:

At quinta-feira, 16 de outubro de 2008 às 19:49:00 WEST, Blogger marka said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At quinta-feira, 16 de outubro de 2008 às 19:50:00 WEST, Blogger marka said...

O Brasil comprou o C 295, para operar na amazônia, que me parece ser uma área mais difícil do que o território português. Até agora tudo vai indo bem. Porém é uma solução provisória, pois a Embraer vai produzir, em breve, o C 390, maior, mais moderno, mais resistente, com maior alcance e melhor.

 

Enviar um comentário

<< Início do Blog