quinta-feira, julho 10, 2008


O U-214 da marinha portuguesa

Com a divulgação das primeiras fotos do primeiro de dois submarinos encomendados pela marinha portuguesa aos estaleiros alemães HDW, ficaram esclarecidas as dúvidas que alguns ainda se colocavam sobre o submarino U209PN, o modelo de submarino escolhido pela marinha portuguesa para substituir os quatro vetustos submarinos franceses da classe Daphné comprados no final dos anos 60 e dos quais ainda se mantém um em serviço.

Antecedentes da aquisição
O processo de aquisição de submarinos por parte da marinha portuguesa arrastou-se ao longo de muitos anos. Os submarinos Daphné, já eram claramente obsoletos desde os anos 80, e a sua substituição começou a ser estudada no final dos anos 90, ainda durante o governo de António Guterres. Em 1998, o Ministério da Defesa, começou a solicitar informações ao mercado, tendo em vista a substituição da esquadra de quatro submarinos Scorpene, reduzida a três unidades após 1974.

Desde 1998, que duas empresas se destacaram. A francesa DCN e a alemã HDW [1], tendo sido recusadas outras propostas, como a holandesa e britânica.

O processo de decisão arrastou-se durante cinco longos anos, sem que qualquer decisão tivesse sido tomada, e com a obsolescência dos navios e o seu envelhecimento, a por em causa a continuação da arma submarina na marinha portuguesa [2].

Em 2003, é finalmente tomada uma decisão, sendo no entanto reduzido o numero de navios a adquirir de três [3] para apenas dois e de entre os dois modelos em apreciação, a marinha portuguesa optou pelo modelo alemão, preterindo o modelo francês.

A decisão, como é normal nestes casos, esteve envolvida em polémica. Não por razões técnicas, mas por razões processuais, sendo o governo português acusado pela empresa francesa DCN de ter mudado as regras do concurso de forma ilegal, aceitando a apresentação à última hora, de um novo modelo de submarino por parte dos alemães da HDW, o submarino modelo U-214.
A questão chegou ao Supremo Tribunal Administrativo, que deu razão ao governo português.
O submarino português seria chamado de U-209 (porque tinha sido o U-209 o modelo apresentado desde o inicio do concurso pelos alemães), mas seria chamado de U-209PN (Marinha Portuguesa).

U-209PN: Um U214 disfarçado
Este estranho nome, que foi ridicularizado internacionalmente e apelidado de (U-214 in disguise, ou U-214 disfarçado) foi a consequência que ficou do concurso internacional e das circunstâncias em que este decorreu, com a apresentação por parte da HDW do modelo U-214, quando segundo a imprensa portuguesa se tinha tornado evidente que o anterior modelo alemão U-209 estava condenado a perder o concurso.

E é com esta designação «curiosa» que foram recentemente divulgadas na Internet, as primeiras fotos dos futuros submarinos da marinha portuguesa.

As fotos divulgadas num site da internet dedicado a questões navais, deixam poucas dúvidas, e apenas confirmam aquilo que neste site foi já publicado e referido por diversas vezes.

Não há, nem nunca houve um submarino U-209PN!
O futuro submarino da marinha de guerra portuguesa é o submarino alemão modelo U-214!

Quando tentamos efectuar comparações entre o modelo U-214 (e quando falamos de U-214, referimo-nos ao futuro submarino da marinha), notamos que as suas características e o seu sistema de propulsão independente do ar - um sistema que se está a tornar comum entre muitas marinhas do mundo - pode-se concluir que o U-214 parece ser mais sofisticado e mais adequado às necessidades do país que o concorrente francês que foi derrotado.

No entanto, existem referências na imprensa, de que os primeiros submarinos do tipo U-214 da Grécia, apresentaram vários problemas, cuja solução - segundo fontes da Grécia - se apresenta até ao momento difícil.

Será necessário ter em atenção o que se passa com os submarinos U-214 da Grécia. As informações são contraditórias, e a existência de problemas com um modelo de navio que acaba de ser lançado [4] não é de forma alguma incomum.

No entanto, não se pode deixar de esperar que na marinha, haja algum prurido e problema em falar deste problema.

Em primeiro lugar, a Marinha não pode afirmar claramente que o submarino que acabou de comprar é de facto um U-214 (como as fotos colocadas online provam, e como as próprias maquetas da marinha já indicavam), pois isso pode ter implicações.

Além disso, a marinha terá interesse em tentar afastar-se dos problemas do U-214 da Grécia (no caso de tais problemas se confirmarem), porque a questão dos submarinos é normalmente utilizada em Portugal como arma de arremesso político, normalmente por jornalistas cuja informação sobre temas militares é bastante pior que a de um «miudo de dez anos».

Receando a desonestidade que é comum na vida politica portuguesa e temendo ser vítima de jogos políticos, a Marinha de Guerra Portuguesa vai enfrentar problemas.
Por razões políticas e invejas pessoais, a Marinha corre o risco de se transformar no bombo da festa, onde os intervenientes não terão o mínimo escrúpulo em tentar ridicularizar aquela que é uma aquisição estratégica de importância primordial, para que Portugal possa garantir a réstia de soberania que ainda lhe resta sobre as águas do triangulo estratégico Continente-Madeira-Açores.

Contra a Má-Fé que normalmente move grande parte da classe política portuguesa, muito mais preocupada com os seus pequenos escândalos, as suas pequenas corrupções e os seus interesses mesquinhos, a marinha está relativamente desprotegida.

Numa altura em que se aproximam eleições, eventuais problemas com o desenvolvimento dos submarinos U-214 serão sem dúvida utilizados para ganhar votos, destruir personalidades, acusar opositores políticos, enfim, para a tradicional lavagem de roupa suja, típica de uma classe política conhecida e reconhecida pela sua falta de qualidade e de moral.

Aproximam-se tempos difíceis e a facilidade com que a classe política e parte dos jornalistas deste país distorcem a realidade para criar factos políticos que vendam jornais, ameaçam afectar, senão por em causa, uma das mais estratégicas aquisições das forças armadas portuguesas.

E se não se conseguir por em causa a aquisição dos submarinos, vai-se colocar em causa a aquisição de qualquer sistema de armas.

Afinal, para que havemos de ter Forças Armadas, se temos a Espanha para nos defender ?



[1] - Qualquer destas empresas é apenas a «cabeça» de um consórcio que pretende responder completamente os requisitos de cada marinha, pelo que todos os submarinos, mesmo que do mesmo tipo acabam por ser diferentes

[2] - Os submarinos portugueses, são a única arma naval realmente dissuasora a que o país pode aspirar. O facto de estar protegido pelas águas, não sendo conhecida a sua posição, aliado à possibilidade de poder atacar alvos navais valiosos, desencoraja a violação das águas territoriais e da ZEE do país.

[3] - Inicialmente a esquadrilha de submarinos do tipo Daphné era constituída por 4 unidades

[4] - Também o modelo Scorpene francês apresentou vários problemas no seu primeiro modelo, vendido para o Chile.

Mensagem automática publicada por : Paulo Mendonça

1 Comentários:

At domingo, 28 de setembro de 2008 às 23:33:00 WEST, Blogger Viriatos said...

Submarinos Novos...a nova Força Nacional.

Boas.. O texto que se segue é um pouco, muito, extenso, contudo pedia que o lessem atentamente e me enviassem a vossa opinião e sobretudo ideias, para podermos discutir, mas no fundo da realidade apenas desabafar. Obrigado Eis as primeiras fotos do primeiro novo submarino Português, o NRP Tridente S167 que chega para o ano.Sempre muito contestado pela opinião pública, não deixa de ser dinheiro muitíssimo bem gasto. Eis o mais temível meio bélico Português. As suas acções nunca foram bem explicadas e transmitidas para a mesma intolerante opinião publica, mas isso tem uma razão simples, políticos que não cumpriram serviço militar e com interesses noutros consórcios concorrentes ao alemão HDW que venceu o mesmo concurso de construção destes dois novos submarinos, e com a peculiar ajuda dos meios de informação que dispõem de uma massa jornalística de cerca de 90% sem terem efectuado o cumprimento militar, seja obrigatório e/ou voluntário, não sabem como lidar com este tipo de informação e transmiti-la. Como tal, apoiados pelo mediatismo e interferência brutal que tem a televisão, rádio e jornais no seio do povo Lusitano sempre muito desconfiado com os gastos do país, país esse que se preocupa mais com a compra de armas para as Forças Armadas, essas mesmas que fundaram a Nação, Defenderam-na, projectaram o nome de Portugal em todo o Mundo que mantêm este país independente á cerca de 1000 anos e fizeram elas mesmas a revolução que resultou no derrube de um Governo que mantinha perto de 50 anos de ditadura sem que ninguém fizesse algo para o mudar, são vistas hoje como alvo a abater quando surge noticias de reequipamento militar. Um país que deveria preocupar-se mais com a corrupção estrondosa e vergonhosa dos nossos dias na nossa sociedade e aos olhos de todos, porque chegámos a um estado tal que tudo se faz ás claras impunemente sem consequências algumas e o POVO mais uma vez CONSENTE.É por isso que não evoluímos, falava-se do chamado Estado Novo que nos protegia das guerras internacionais, mas que pôs este país num dos mais atrasados a nível europeu...então e agora?! Sim hoje, ano 2008, ocupamos orgulhosamente o 19º lugar com previsão de queda para 24º no ano 2010 da lista dos países mais desenvolvidos da UE. De referir que somos actualmente 25º. Seremos passados pela Malta! Republica Checa! Chipre! Mas afinal o que é isto!!! Cerca de 1/4 da população do Luxemburgo é de nacionalidade ou descendência Portuguesa, um pais que é mais pequeno do que o Algarve, não tem Mar e é sobretudo geograficamente montanhoso, É o 5º ´PAÍS MAIS DESENVOLVIDO DA ZONA EURO?????!!!!! E para não falar de ser um dos países com melhor nível de vida MUNDIAL!!!!! Fartam-se de gastar dinheiro com as suas forças armadas no seio do BENILUX, para quem não sabe, é uma aliança entre a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo no desenvolvimento militar e defesa mutua, e lá ninguém reclama, a opinião publica apoia.O que fomos e o que somos hoje........é triste, é uma realidade triste, em matéria de crime organizado, máfias da cúpula governativa e corrupção que é transversal a todos os sectores da sociedade como costumo dizer, - "Não temos nada a aprender com a Itália, a pátria da Máfia, crime organizado e corrupção".Somos roubados a toda a hora, impostos indevidos, congelamento indevido de salários a Portugueses que sabe Deus como conseguem manter as suas contas em dia chegando mesmo a passar fome, com uma crescente desigualdade social, os ricos mais ricos cerca de 7% da população e os outros 93%??? a ficarem cada vez mais soterrados pela pobreza. A extinção da classe média, a perda galopante do poder de compra, o aumento das taxas, o aumento do preço do petróleo vitima constante no mercado bolsista de noticias fictícias sobre possíveis problemas internacionais ligados sobretudo a atentados terroristas a instalações petrolíferas e guerras entre países produtores de petróleo, puras especulações que só fazem aumentar o seu preço e que acabam por não se concretizar. Enchendo os bolsos de uma pequena mas poderosa percentagem da população mundial, cerca de 4% da mesma, ter em conta que somos actualmente 7 mil milhões de pessoas a consumir e devastar este planeta. Como diria o outro, é só fazer as contas.Olho para um lado e vejo um mar infinito, onde vejo barcos de pesca de todas as nacionalidades, maioritariamente espanhola, a pescarem nas nossas águas porque têm um governo que apoia e subsidia os pescadores e incentiva os mesmos a comprar embarcações novas feitas no seu país, é lindo, é só a maior frota de pesca da Europa e umas das maiores do mundo. Olho para o outro lado e vejo uma imensidão de terra a ser invadida anualmente pela seca e desertificação dos solos, porquê? Porque não é trabalhada. Andamos a comprar produtos agrícolas mesmo aqui ao lado, onde o governo desse mesmo país subsidia e apoia os seus agricultores a produzir, mesmo que passem o patamar imposto pela UE de certas produções as tais cotas de produção, não deitam nada para o lixo como aqui o fazem, pagam multas, mas têm os seus produtos sempre para consumir e vender, exportam-nos! E nós muito contentes recebemos migalhas da mesma União para não produzir e deixar um Alentejo ás moscas, entrego ao deserto com metade de um país a passar já fome porque não produzimos, se não produzimos não comemos e não podemos exportar, se não exportamos não ganhamos nada, logo temos de comprar ao exterior, o exterior primeiro preocupa-se com os seu só depois com os outros, connosco neste caso, se não houver para eles também não há para nós, logo morremos á FOME. Quando nos vendem pagamos mais do que aquilo que recebemos de subsídios da dita UE, logo nos endividamos. LOGO ESTAMOS SEMPRE A PERDER...!!!!! Ninguém vê isto pá???? Não, o problema é os submarinos!!! Que custam 450 milhões de euros, que se lixe a porcaria da independência, a droga que entra, a vigilância marítima, o apoio a crises, o controle de embarcações com matérias perigosas e poluentes, os vários meios navais de guerra e mercantes que passam obrigatoriamente pelas águas Portuguesas, pois temos a maior ZEE da Europa, que se lixe isso tudo, os outros que o façam, nós só estamos preocupados se o Cristiano Ronaldo e a vaca da Nereide se casam ou não, se as tertúlias cor de rosa falam da Diana Chaves, se temos pão na mesa e se a Selecção ganha o europeu ou o mundial, isso meus amigos sim é que é importante. Os submarinos e a tropa só servem para a guerra, mas como aqui ninguém nos quer fazer mal, ou porque já não nos conhecem ou porque isto não interessa mesmo para nada. Não precisamos dessa gente e desses meios para nada é só despesas, no entanto os 3 mil milhões de euros gastos por cada legislatura governativa na Saúde é que é!!! Continuam a morrer pessoas nos hospitais, em listas de espera que duram 5 anos em média, morrem porque não têm dinheiro para fazer uma operação, ou da compulsiva negligência hospitalar, somos cada vez mais seres para morrer, ocupamos espaço e custamos dinheiro ao erário publico. Em CUBA a SAÚDE É DE BORLA, sim esse país comunista que faz mal aos outros, que pode a todo momento invadir os EUA, a mazinha da Cuba tem de ser exterminada pois é um verdadeiro perigo internacional, á que lhe aplicar sanções e impedir as suas trocas comerciais, no entanto a mazinha da Cuba tem uma Educação e Saúde de borla para a sua sociedade, custa a todos e á que fazer um esforço para tal devido ás mesmas sanções, contudo conseguem ter 85% do total da população com habilitações literárias de nível de ensino superior, o verdadeiro país de doutores, mas doutores esses que fazem estradas, varrem ruas e mil e um encargos que vemos fazer aqui em Portugal por pessoas com o máximo do nono ano. Eles têm de se unir e pôr as mãozinhas na enxada se é que querem viver e se desenvolver. A sua Saúde ocupa um mero 2º lugar a nível mundial, porque será? Não, Cuba é má, os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço, é mais uma estranha forma socialista do que o puro comunismo, e aqui que partido nos governa, não é o PS?Não, as Forças Armadas e em especial os submarinos é que são uns gastadeiros. Á que acabar com essa raça que nos rouba a massa todos os dias. De repente me lembro que para nos mantermos com uma certa estabilidade a nível internacional, tivemos que nos juntar a certas alianças...pois é. E que compromissos nós temos de cumprir...lembro-me por exemplo do artigo 5º da NATO que diz o seguinte, - " Se um país aliado é atacado por um outro extra aliança, será o mesmo que atacar todos os membros da aliança".Ok, isto quer dizer que, aqui ninguém nos faz mal, ninguém nos chateia, não temos problemas á que acabar com as Forças Armadas, mas se por exemplo a Turquia ou pior, uma Geórgia que está em permanente conflito internacional com a Rússia e os seus vizinhos, se ela for atacada e exercer o direito ao artigo 5º da aliança, logo somos obrigados actuar, mas com o quê se não temos meios, se a opinião publica combateu efusivamente o reequipamento militar, epá mandamos a GNR ou a PSP, mas esses nem aqui dentro resolvem os problemas, vão lá para fora com as suas quarentonas mauzer e G3, não pá! A GNR comprou novos veículos blindados de transporte de pessoal, mas esses nem aguentam uma bazucada, se calhar não se envia nada, é melhor estarmos quietinhos, pode ser que ninguém nos veja. E os outros são otários querem ver!!!! Este é o pensamento que traria para Portugal o maior dos problemas, o isolamento internacional e quebra total de todos os acordos e alianças. Seria a pior das causas e o verdadeiro descer ao chamado 3º Mundo, com consequências irreversíveis em todos os sectores e panoramas económico-sociais.A titulo de exemplo deixo aqui reflexos exteriores de desenvolvimento exponencial do ponto de vista económico e industrial e consequentemente social.EUA - maior investidor em desenvolvimento e produção de matérias militares do Mundo - maior economia mundial.Espanha (aqui ao lado) - 7º maior investidor em desenvolvimento de industria de material bélico mundial - 4ª economia europeia (maior economia exponencial da UE).China - maior investidor em desenvolvimento de material bélico da Ásia - maior economia exponencial do MundoSuécia (como referência de melhor qualidade de vida mundial) - 5º maior produtor e desenvolvimento de material bélico da Europa.Alemanha (pós Guerra) - Tornou-se no maior produtor, exportador e país desenvolvido no que diz respeito á industria militar, da Europa e 5º do Mundo - Maior economia da Europa, 3ª economia do Mundo.Fantástico não?! Dá que pensar.São dados e referências que nos elucidam bem como a linha do desenvolvimento da económica se funde com a produção e desenvolvimento de material bélico, vulgo, de Guerra. Nestes países certamente que a opinião publica não se ofende e se alarma quando se fala pelas hostes governativas em investimento em material de guerra, pois só se forem loucos, esta é uma das industrias que mais contribui para o desenvolvimento do país e respectivamente da sua economia, logo bem estar social.Sei que o texto poderá ser um pouco enfadonho e que a maioria de vós não tem certamente bem elucidado todos estes pontos de vista, contudo pretendo somente contribuir para uma abertura da mentalidade social Portuguesa e a preocupar-se mais com aquilo que de facto interessa, o nosso bem estar e principalmente dos que ai vêm, o nosso FUTURO.Deixem as Forças Armadas em paz, contribuam para o seu desenvolvimento, apoiem-nas, porque existe muito mais dinheiro por ai que daria para comprar 20 novos submarinos e que é mal gasto, nem vou comentar vejam os anexos, não são dois que iram fazer mossa nas nossas contas, sem contar que no contrato existe contrapartidas para desenvolvimento de equipamentos que iram ajudar a desenvolver a Marinha Portuguesa e consequentemente a economia, logo....o nosso bem estar social. O país produz anualmente 21 MIL MILHÔES de EUROS, onde é que ele está? Bem distribuído dava para tudo, até para os corruptos meterem ao bolso, mas como a sociedade não faz nada, eles, esses mesmos corruptos, aproveitam e metem muito mais.Não pensem pequenino, temos espírito e força de vontade que outrora foi bem demonstrada, é tempo de acordar e fazer jus ás palavras heroicamente proferidas em texto para mim bíblico, versados pela pena de Camões que tão bem soube nos referenciar na bíblia Lusitana, Os Lusíadas. Que por desleixo aos poucos nos acomodámos e adormecemos na almofada da fama e riqueza que se foi perdendo com o tempo e ultrapassada em desenvolvimento e que hoje cheira mal e está suja, á que a pôr para lavar e revestir a nossa gloriosa "almofada" de uma nova e vigorante "fronha" para que os outros saibam que estamos "ACORDADOS".Como diz e muito bem o poeta, - "Levante-se o 5º Império...Portugal é hora".

Movimento Ultra Lusitano

http://movimentoultralusitano.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Início do Blog