domingo, junho 26, 2005


As novas fragatas TYPE-23 do Chile

O Chile, acaba de adquirir três fragatas especializadas em luta anti-submarina Type-23. Embora se trate de navios pensados para a luta anti-submarina, projectados quando havia ainda o perigo soviético, são navios extremamente capazes e ao nível do melhor que existe nas marinhas da Europa.
Para dar uma ideia, por alto, são equivalentes às fragatas MEKO-200 da marinha portuguesa.

Image hosted by Photobucket.com

No entanto, a marinha do Chile, adquiriu não só estas três embarcações, como também já tinha adquirido duas fragatas especializadas na defesa anti-aérea “Jacob Van Heemskerck” junto com mais duas fragatas da classe Karel Doorman, igualmente especializadas na luta anti-submarina.

As JVH (na segunda foto, junto com uma Vasco da Gama – notar a ausência de hangar)
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Abaixo uma das Karel Doorman
Image hosted by Photobucket.com
As aquisições da marinha de guerra do Chile, devem ser futuramente analisadas e estudadas.
O Chile ainda é, infelizmente, um país com uma democracia “vigiada”. A influência dos militares é notória, e o país tem mesmo uma lei, que determina que uma parte do rendimento da venda de cobre no mercado internacional, será para as Forças Armadas.

Ou seja, as Forças Armadas, leia-se Augusto Pinochet, não deixaram o poder sem levar nada em troca. Para lá de reformas milionárias, e chorudas contas bancárias na Europa, conseguidas de forma obscura, os militares do Chile, garantiram também que, com um orçamento para as forças armadas, indexado à produção de cobre, poderiam garantir emprego, para a casta militar, que continua a tutelar a vida política no Chile.

Para a América do Sul, e uma vez que o Chile é um país do Oceano Pacífico, é um problema que se coloca especialmente aos seus vizinhos marítimos, especialmente a Argentina e o Peru. Os restantes países do continente, não são de nenhuma forma afectados pela aquisição Chilena.

No entanto, ao tornar-se pela qualidade das suas aquisições, a mais moderna e sofisticada marinha da América do Sul, há razões para que países como a Argentina ou o Peru, se perguntem, sobre o que pretende o Chile, ao colocar-se numa situação de superioridade numérica e tecnológica clara, relativamente aos restantes países do continente sul americano.

Ao romper muito claramente o equilíbrio existente com os seus vizinhos, o Chile pode ter aberto o caminho para uma corrida às armas no continente. Uma corrida que, em última análise, o Chile poderá não ter condições de sustentar.