sábado, agosto 06, 2005


Apaguem o fogo com os submarinos

O Presidente do município do Pombal, apareceu na televisão a criticar a compra de submarinos pela Marinha.

No entender daquele autarca, o país não deve comprar submarinos, porque o dinheiro faz falta para comprar aviões para combater os incêndios.

É um ponto de vista engraçado e interessante, vindo do Presidente de uma autarquia, onde a desordem e a confusão nas áreas rurais é o pão-nosso-de-cada-dia.

O autarca do Pombal, deve ter concluído, que os acessos rurais, chegaram a um ponto tal, que há lugares onde é impossível chegar nem que seja com um simples jipe dos bombeiros. Esta situação é generalizada por todo o país.

Mesmo que se gastasse todo o dinheiro dos submarinos na compra de aviões, os municípios mal geridos continuariam a arder sem dó nem piedade. Os fogos apagam-se no chão, e enquanto não existirem métodos e políticas que permitam a limpeza das matas, de nada adianta bombardear o fogo com chuva miudinha, tão miudinha que parte dela não chega ao chão evaporando a 10 metros do solo.

Mesmo que se gastasse esse dinheiro em aviões, o problema continuaria, e nessa altura, o Sr. Presidente da Câmara do Pombal, começaria a dizer que se está a gastar dinheiro a mais com os carros da policia, com as ambulâncias ou com os hospitais.

No fundo, fico com a impressão de que o único dinheiro mal gasto, é o dinheiro do salário do Presidente da Câmara do Pombal.